Joffre Neto destaca que é necessário refletir no período eleitoral


  • Imprimir
  • Indique para um amigo
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taubaté

22 de Agosto de 2014 às 17h06
O vereador Joffre Neto (PSB) afirmou que, talvez pelo preconceito contra a política, tem a impressão de não estar em período de campanha eleitoral. “Não aparece propaganda, há um clima de certa calmaria que não empolga e leva talvez a uma má escolha.”
O parlamentar refletiu que houve avanço no Brasil nos últimos governos, mas que “ainda é um país injusto”. “Basta verificar a situação da saúde, dos transportes coletivos do Brasil inteiro, dos preços altíssimos. Para quem teve a oportunidade de viajar, sabe que em outros países com índice de renda mais alto que o Brasil, os preços são menores que os praticados aqui.”
O vereador disse que quem pode mudar isso é a “política com P maiúsculo”, que na definição de padre Lebret, é “a arte, a ciência e a virtude do bem comum”.
“A política não vem de Marte, ela é feita por homens e mulheres daqui mesmo. Esses homens e mulheres, os eleitos, foram escolhidos por você, cidadão. Então, este é o seu momento de poder e responsabilidade.”
“Se a situação está ruim, é porque temos uma classe política, principalmente em nível nacional, que não responde adequadamente à necessidade do povo. Mas ninguém está lá por um golpe de Estado. Todo mundo que está lá foi escolhido, inclusive, surpreendentemente, os corruptos. Como que é possível isso?”
“É que, a cada eleição, os lobos mudam de pele e se apresentam como cordeiros, e os mais pobres, que são aqueles que os escolhem, que é imensa maioria do país, se deixam seduzir, principalmente porque não têm meios de distinguir o falsário do político honesto”, completou.
Livro
O vereador divulgou o livro de sua autoria “Preparação para as Eleições 2012 – reflexões e critérios”, que teve apresentação do bispo dom Benedito Beni dos Santos, bispo auxiliar de São Paulo na época e hoje bispo emérito da Diocese de Lorena, e também do padre José Knob, da faculdade Dehoniana. “Qual era o objetivo? Fornecer subsídios para a gente tentar escolher um bom candidato.”
Joffre disse que a primeira coisa a se distinguir, parafraseando o filósofo Rubem Alves, é o “político por vocação e o político por profissão”.
“Rubem Alves diz: o político ou a política é a atividade humana da mais alta qualidade. Ela é a busca do bem-estar da comunidade de uma nação, e vocação vem do latim vocare, que quer dizer chamado. Quem atende à vocação política, atende, assim, um chamado para estar a serviço da felicidade e do bem-estar do povo. Vocação é diferente de profissão. Na vocação, a pessoa encontra a felicidade na própria ação que ela desenvolve. Na profissão não, o prazer não se encontra na ação, mas sim no ganho que se adquire da profissão.”
O parlamentar destacou outra frase do filósofo que considerou “contundente e importante”. “De todas as vocações, a política é a mais nobre, de todas as profissões, a profissão política é a mais vil, porque o profissional da política usa o povo e os seus sonhos para atingir seus objetivos particulares. O político por vocação sinceramente busca meios para a realização do bem comum, esquecido de seus interesses. O político profissional, pelo contrário, permanentemente procura usar o seu cargo para ter lucro.”
O vereador informou que a obra está à disposição e pode ser solicitada pelo e-mail joffreneto@hotmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda o caso da dita "primeira-dama"

LEI DO SILÊNCIO

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL - Regiões Orçamentárias