Espaço público e privado na internet

Sobre alguém que queria manter comentário crítico contra minhas idéias, no meu próprio mural no Facebook.

Sr. Fernando Lopes, em consideracao a vc, vou dedicar um tempo a isso.

Há uma confusao nova, na internet, entre espaço público e espaço pessoal.
A democracia, reside, justamente, em preservar e delimitar esses espaços.

Ainda que eu fosse ocupante de cargo público eletivo (e não sou, estando ao seu nível de cidadão), ainda assim teria direito a um espaço pessoal.

No Facebook, o espaço pessoal é o meu mural, equivale ao meu domicílio, ali entra quem eu quero e, em domicílio alheio, a mais elementar regra de boa educação impede-nos de criticar o dono da casa - ainda mais sem pedir licença, como vc fez.

O equivalente a espaço público, no Face, é o site inteiro, onde vc pode criar o que grupo que quiser e nele falar o que lhe der na telha. Não são sequer os grupos espaço público, porque podem ter regras e foco de assunto.

Portanto, se vc não concorda com alguma idéia minha, tem todo o direito moral, e, do ponto de vista "democrático", pode publicar onde quiser, menos na minha casa sem antes pedir licença, repito.

Falam na minha casa as pessoas que gostam de mim, que gostam das minhas idéias e até discordam, mas segundo as boas normas de convivência. Se vc queria criticar o que falei, o fizesse na sua casa, ou seja, no seu mural, e não no meu. Aqui eu mantenho e defendo as minhas idéias.

Pode ter certeza que se discordar de você não vou fazer isso na sua casa.
Em suma faltou dizer que o conceito "democrático" é do âmbito político e não das relações pessoais. Refere-se a governos e cidadãos, nunca entre pessoas.

Comentários

Muito esclarecedor. Parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda o caso da dita "primeira-dama"

LEI DO SILÊNCIO

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL - Regiões Orçamentárias