Como se dar bem





Estava acompanhando reportagem da Vanguarda sobre o famigerado caso das apostilas da Expoente e fiquei surpreso com que o repórter falou: “Em breve as apostilas devem voltar a ser distribuídas, se não houver outras interferências políticas ou judiciais”! Uau! Então quem prejudicou a distribuição das apostilas não foi o superfaturamento, mas sim a Justiça que pegou os responsáveis com a boca na botija?

Depois de seguidas reportagens como essa Peixoto está desagravado ante a população. Em nenhum momento foi enfatizado que os desvios é que foram causa da suspensão da distribuição do material escolar. Esta é conseqüência dos atos do Prefeito e não da Justiça!

Tivesse ele, prefeito, evitado, digamos, certos desvios, e os alunos não teriam sido prejudicados. Tivesse os livros sido adquiridos a preços corretos e as crianças não ficariam sem eles.

Que impressionante. Claro que sem motivo e nem ligação com este caso concreto envolvendo nosso ilibado prefeito bi-cassado, acabei pensando em regra básica dos aprendizes de corrupto: “roube o quiseres, desde que repartas o butim”. O asqueroso criminoso público (pior do que o assaltante, que rouba unidades – enquanto aquele rouba cargas completas) pode, não obstante todo o mal que causar, ainda aparecer como herói, desde que faça agrados com uma partezinha do que levou.

Pois é, essa “regra” é exatamente a lógica, em outras palavras, do “rouba, mas faz”, que faz muito sucesso, num pais como o nosso, porque, assustadoramente, é um avanço. Sim, avanço, porque a população às vezes se vê às voltas com administrador “que rouba e não faz”, e aí, é o caos: saúde precária, lixo esparramado pelas cidades deles, denúncias diárias, etc, etc. Ainda bem que aqui é diferente, ufa!

Joffre Neto é diretor-executivo da Transparência Taubaté.
Mantenha-se informado, siga-me no twitter: www.twitter.com/joffreneto

Comentários

Stella disse…
Olá, gostei. Esse cara tá ralado contigo heim?!! risos...vá em frente. Se tívessemos 1/3 da pop.com disposição e bom ânimo, as coisas seriam um pouco diferentes.
Abçs

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda o caso da dita "primeira-dama"

LEI DO SILÊNCIO

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL - Regiões Orçamentárias