Acinte aos munícipes



Semana passada, acometido de uma leve virose, socorri-me dos serviços municipais. Como sempre, procurei o excelente Dr. Venâncio, no PAMO da Santa Fé.

De partida, impressiona-me sempre o aspecto horroroso das construções municipais: cubos cinzentos, sem reboco, sem nenhuma graça. Certa vez, em visitação de obras, falei ao Prof. Ortiz, prefeito então: “Professor, desculpe falar, mas essas obras do senhor têm uma estética soviética! Atarracadas, cinzentas.” Claro que ele não deve ter gostado, mas respondeu-me brandamente: “Professor, elas são feinhas, mas são baratas e assim posso construir mais.”. Concordo em parte. A economia é necessária, mas a beleza idem, e sempre é possível encontrar uma solução de compromisso entre elas.

Voltando ao PAMO Santa Fé: além da feiúra, de somenos importância, encontrei cartazes inacreditáveis ali. Um deles dizia: “TRAGA SEU COPO PARA BEBER ÁGUA. O POSTO NÃO TEM MAIS COPO PARA FORNECER”!!! Ora, imagine em um ambiente de alto risco de contaminação, a Prefeitura não oferecer sequer um mero copinho descartável para os cidadãos? E o cidadão que não saiba deste acinte, chega febril, precisa se hidratar, vai fazer o que? Beber água na conchinha da mão? Mais respeito, prefeito. Mais vergonha, prefeito. Como funcionário público, o senhor e o responsável pela área estão sendo muito abusados com seus patrões, ou seja, os munícipes taubateanos (veja aqui o vídeo desse deboche público: www.youtube.com/joffreneto).

Faltará dinheiro? Não. O prefeito pediu, e a Câmara aprovou, que sejam gastos R$ 81 milhões com a saúde em 2009. Não dá para comprar copinho descartável? E não é só isso: este mês o prefeito usou o dinheiro do povo para comprar, da S3 Multimarcas, da cidade de Cruzeiro, dois “automóveis sedan”, no valor de R$ 60.000,00 cada um. Pra que? Segundo consta, um para uso dele e outro da dita primeira dama. O peso de consciência está na própria divulgação do gasto: em relação aos outros 13 veículos que foram comprados, sempre se especifica o modelo (Gol, Kombi, etc). Quanto aos “sedans”, nada. São dois Vectras, sabemos.

Ah, esquecia-me do segundo cartaz do PAMO Santa Fé. Diz o seguinte: “É proibido qualquer tipo de filmagem nos Pamos. Ass. Dr. Pedro Henrique.” Adivinhe por qual motivo. Certamente para que o resto do povo não saiba das condições de cada unidade.

Joffre Neto é diretor-executivo da Transparência Taubaté.
Mantenha-se informado: siga-me no www.twitter.com/joffreneto

Comentários

Anônimo disse…
O problema de ser feinho e nao funcionar é o mesmo de ser bonitinho e tb não funcionar. O problema é que a prefeitura de taubate parou de funcionar e todos os departamente inclusive saude sofrem com esse desastre chamado peixoto.
Anônimo disse…
Caro Vereador, pensei muito antes de escolher para quem faria esta pergunta, e tenho certeza de q escolhi a pessoa certa. Tenho visto em outras cidades de outros estados que as prefeituras tem se preocupado e muito com o lixo recolhido em suas cidades, fico indignada quando vejo minha sogra colocando todo o tipo de plásticos no mesmo lugar ondo vão o lixo orgânico( ela é um mero exemplo do restante da cidade, que só se preocupa em separar as garrafas pet- pois são as únicas que os catadores levam). Recentemente fiquei sabendo que a prefeitura está recolhendo as reciclagens dos catadores da gurilândia, mas só pet, porque? Existem cidades em minas que pagam catadores cooperados para recolherem e separarem todo o lixo reciclado e assim transformá-lo em dinheiro para pagarem seus próprios salários e ainda colaborarem com a melhora de outros serviços públicos. Minha pergunta é :
Taubaté, cidade que tem a 2ª Renda percapta do vale, não pode , ou não tem o interesse em inserir boa parte da população carente em um programa rentável e ainda ecológicamente correto que só traria benefícios para a cidade?
Vivian Duarte
viviandbraga@hotmail.com
Anônimo disse…
qdo o povo aprender ter memoria, lembrar o que sofreu durante a gestão que o dito cujo ja regeu, e não trocar seu voto por meras cestas basica, que depois da eleição faltam, nós teremos a chance de mudar estas historias. podemos errar na primeira mas repetir erro é burrice!

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda o caso da dita "primeira-dama"

LEI DO SILÊNCIO

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL - Regiões Orçamentárias