Debate com Mário Soares


A corrida às eleições presidenciais em Portugal estão a pleno vapor. Oficialmente, a campanha só pode ser feita no ano que vem – as eleições serão em janeiro, mas, aqui, como no Brasil, sempre dá-se um jeitinho e os candidatos estão há muito correndo o país – o que não é difícil, considerando que Portugal, de norte a sul, tem cerca de 575 km de extensão, por 215 km, na maior distância leste-oeste.

Nesta segunda-feira, o veteraníssimo Mário Soares, 80, fundador do Partido Socialista, por duas vezes primeiro-ministro e duas vezes presidente da República, esteve na cidade de Aveiro, sede do distrito de mesmo nome, no centro-norte de Portugal (entre Porto e Coimbra), num debate promovido pela Associação Acadêmica da Universidade.

A uma pergunta minha fez uma verdadeira declaração de amor pelo Brasil.

Perguntei-lhe que perspectivas teriam as relações e ações Portugal-Brasil num eventual novo mandato que viesse a conquistar, resgatando, quem sabe, os sonhos de José Bonifácio, de um só país em dois continentes.

A resposta veio carregada de emoção: “Eu sou um ´brasilófilo´! Todos os portugueses ao terminarem o 12º. ano (fim do ciclo fundamental deles) deveriam fazer uma viagem ao Brasil para complementar sua formação e conhecer a grande obra de Portugal. O Brasil é o orgulho de nosso país. É dificil imaginar como Portugal, um país de 2,5 milhões de habitantes à época dos descobrimentos, conseguiu erguer um país tão imenso como o Brasil”.

Todavia, Mário Soares foi evasivo em relação a eventuais ações conjuntas futuras. “As relações Brasil-Portugal são importantíssimas para nós”, limitou-se a dizer.

A resposta lhe custou caro. Agora há pouco, no jornal da SIC, rede nacional de televisão, sua brincadeira (a da viagem) foi apresentada como "uma vez mais Mário Soares não perdeu a oportunidade de fazer uma proposta demagógica, mas que, com certeza teria a concordância de todos os portugueses".

A cobertura da emissora não foi em absoluto fidedigna e não reproduziu em nada o clima muito acolhedor com que o velho político foi recebido pelos alunos.

-----------------------------
Nunca é demais registrar que conto com o apoio para meu curso em Portugal das seguintes pessoas e instituições: Da. Maria Conceição do Prado; Feijões Tarumã; Prolim; Helicoidal; ThyssenKrupp-Autômata; Arq. Carlos Armando Gallão Júnior; PFI - Informática; Lab. Oswaldo Cruz; Taubaté Shopping; Milclean e Dr. Rubens Monteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda o caso da dita "primeira-dama"

LEI DO SILÊNCIO

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL - Regiões Orçamentárias