Frio

O frio aqui, nesta época do ano, não é intenso mas suficiente para incomodar (5 C).
Impressionante como tira a liberdade, condiciona os movimentos, exige cuidados extras, suga energia psíquica. Como é incômoda, por exemplo, a prática de tira-e-põe casaco quando se entra e sai de casa.

Diferentemente de nós que nos preocupamos apenas em iluminar nossas casas, aqui é preciso pensar em como aquecê-las. Luz e calor são necessidades permanentes.

Abençoado o nosso país. Não é à toa que acham o nosso clima "formidável".

Aqui em Aveiro há uma peculariedade agravante: micro-climas. Às vezes, à distância de alguns quarteirões, pode-se ter calor para ficar com apenas uma blusa ("camisola", com falam) ou frio que exige um bom sobretudo e cachecol. É preciso sempre ter um agasalho ao alcance da mão.

Para os com sensibilidade respiratória é preciso tomar cuidado. A melhor solução, quando possível, é mesmo ter aquecimento interno nas casas. Adquire-se bom humor imediatamente. É surpreendente o quanto alguns graus a mais fazem diferença. Ter ambientes aquecidos acaba sendo uma necessidade, principalmente, na "casa de banhos", quesito em que nós, ultra-higiênicos para os padrões mundiais, somos pródigos e os europeus, em geral, são tão econômicos (2 vezes por semana, e olha lá).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda o caso da dita "primeira-dama"

LEI DO SILÊNCIO

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL - Regiões Orçamentárias