Natal

Não fora a liturgia, seria desolação.
Salvou-me o "Gloria in excelsis Deo", eterno, universal, no coro juvenil.

Antes da Missa uma singela encenação de adolescentes (surpreendentemente amadora, tímida e pontuada de risinhos nervosos, como as nossas mesmas - mas, por isso, mesmo, mais encantadora) do nascimento do Menino. Rejeitados nas hospedarias, onde não havia lugar para eles, a menina grávida, "just sixteen, mama-child", e seu jovem marido, quase adolescente, dá a luz à Ele, num curral, entre palha, sujeira e animais, que O aquecem e, certamente, O reconhecem.

Piedosamente o evangelista acrescenta o coro de anjos, para marcar o nascimento de Deus. Mas, como lembrou Cony, diz-nos o mesmo S. Lucas: nasceu no meio do silêncio, "dum medium silentium". Em loucura de paixão pela sua criatura, veio para o mundo, que gerou, que Lhe pertence e anima, mas o mundo não O conheceu e ainda nao O conhece. Me encanta e inebria pensar nisso: no Deus Menino que desce ao mundo em silêncio, discretamente. Penso no Universo se estremecendo, em reverência muda.

A homilia simpática e corajosa do prior (pároco) Manuel Rocha. Lembrou a riqueza escandalosa da Europa e de Portugal, porque insensível à pobreza do mundo - Europa cristã.
Só faltou para mim, e eu queria, que falasse do Menino Jesus de Fernando de Pessoa, que fugiu do céu, desceu à terra num raio de sol,

"Apanha flores para deitar fora,
Limpa o nariz ao braço direito,
Chapinha nas poças de água,
Colhe as flores e gosta delas e esquece-as.
Atira pedras aos burros,
Rouba a fruta dos pomares
E foge a chorar e a gritar dos cães."

Mas faltaram os fogos, as buzinas, o movimento dos carros, até o barulho de farra.
Me afastei da sacada do apartamento.

Comentários

Anônimo disse…
Querido amigo, melancólico seu comentário, gostaria muito de ter estado ai para tirar você deste estado de ânimo. Mas espero que 2006 lhe traga fogos. buzinaços e muitas novidades!!!! Te saúdo com um brinde!!! Infelizmente dada as condições, de Sidra!!!Tempos melhores virão...Conto com você de volta ao Brasil para isto!!!
Bjs
Grilo Falante
Anônimo disse…
Querido amigo, melancólico seu comentário, gostaria de ter estado ai para tirar você deste estado de espírito.Mas lembrei-me de você nestes dias de festa e brindei a você na esperança que não estivesse só...Brinde de Sidra...rs..porque as coisas aqui continuam difíceis...mas tempo melhores virão...conto com sua volta a política para tanto...heheheh.
Espero que o ano novo tenha lhe encontrado com fogos e buzinaços e um estado de espírito mais alegre...
Bjs
Grilo Falante

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda o caso da dita "primeira-dama"

LEI DO SILÊNCIO

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL - Regiões Orçamentárias